Bagagem

FRANQUIA

DIMENSÕES PERMITIDAS - Verifique no seu contrato de transporte as dimensões de altura e largura permitidas para a sua bagagem de mão. Lembre-se que a empresa deve garantir 10 kg sem custos para o passageiro, mas poderá determinar com quantos volumes você está autorizado a levar esse peso.

SEM CUSTO - Caso a sua bagagem de mão atenda às regras do contrato, mas precise ser despachada (falta de espaço na aeronave, por exemplo), a empresa deverá fazê-lo sem custos.

SERVIÇO EXTRA - As companhias aéreas poderão oferecer o serviço de transporte de mala despachada separadamente do preço da passagem.

NOS VOOS DOMÉSTICOS

PROIBIDOS - transporte de objetos cortantes ou perfurantes, assim como canivetes e tesouras de unha, entre outros, continua a mesma. Evite levar itens muito frágeis na bagagem, a Cia aérea poderá não indenizar danos, conforme contrato de serviço aéreo.

BENS DE VALOR - Na bagagem a ser despachada, o passageiro deve evitar transportar bens de valor (como joias ou aparelhos eletrônicos). Mas você pode declarar o valor dos bens transportados ainda no check-in (Peça o Formulário na Cia Aérea).

NAS VIAGENS INTERNACIONAIS

ALÉM DAS RESTRIÇÕES listadas para voos domésticos, os voos internacionais possuem regras próprias de segurança. Na bagagem de mão, recipientes com gel e pastas devem ser levados em embalagem transparente de até um litro e com dimensão máxima de 20 cm x 20 cm. Cada recipiente de líquido não pode superar 100 ml, mesmo que ele não esteja cheio.

ALIMENTAÇÃO INFANTIL - Você pode levar a alimentação do seu bebê (xaropes, soro, sopas, etc.) na bagagem de mão. A alimentação deverá ser apresentada na inspeção por raios-x.

REMÉDIOS - Medicamentos somente mediante apresentação da prescrição médica no momento da inspeção por raios-x.

COBERTURA ADICIONAL - Caso o passageiro pretenda transportar bens com valor superior a R$ 5 mil poderá fazer declaração especial de valor junto à companhia aérea, para cobertura adicional preventiva, em caso de extravio de bagagem.

EM CASO DE EXTRAVIO DE BAGAGEM contendo bens adquiridos no exterior, solicite o registro da ocorrência à empresa aérea, no momento do desembarque.

EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS

BAGAGEM ESPECIAL - As condições para transporte de bagagem especial (equipamentos esportivos ou musicais, por exemplo) devem ser verificadas com antecedência junto à empresa aérea (a empresa poderá se recusar ou submeter a contrato de transporte de carga).